festival nativista

Coxilha Nativista de Cruz Alta não vai ter cobrança de entrada


Foto: Germano Rorato (Arquivo Diário)
Evento de lançamento da 38ª edição do festival, em 4 de maio, terá show com Renato Mirailh

A Coxilha Nativista de Cruz Alta divulgará a programação deste ano no dia 4 de maio. O lançamento da 38ª edição do maior e um dos mais antigos festivais nativistas do Estado será às 19h30min, na Casa de Cultura Justino Martins. Na ocasião, serão apresentadas, também, a 34ª Coxilha Piá e a 2ª Coxilha da Música Instrumental Nativista.

Seminário sobre combate à violência reúne a comunidade em Cruz Alta

O festival ocorrerá entre 25 e 28 de julho. A entrada será de graça nas arquibancadas do Ginásio Municipal José Westphalen Corrêa.  

Durante o lançamento, organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo e pela Comissão Social, serão divulgados os shows e apresentadas as prendas da Coxilha, além da programação completa do evento. A solenidade de lançamento contará com show de Renato Mirailh. Com vasta bagagem na história dos festivais e participação na Coxilha, o músico irá se apresentar acompanhado de Maninho Pinheiro, jurado da Coxilha Piá. No dia 4, também haverá uma apresentação do músico cruz-altense e um dos maiores violonistas gaúchos da atualidade Marcelinho Carvalho.

Criada delegacia contra o roubo de gado em Santiago

Segundo a Secretaria de Cultura e Turismo de Cruz Alta, na oportunidade será possível conhecer uma das principais novidades desta edição, que é o projeto A Coxilha Vai à Escola, que leva às escolas municipais a história do festival e sua riqueza por meio de oficinas. Ao final da primeira fase do projeto, dois alunos da rede municipal de ensino serão selecionados para participar da Coxilha Piá e Piá Taludo. A premiada flautista Charlise Bandeira também abrilhantará a noite de lançamento. 

De acordo com a secretária de Cultura e Turismo, Laura Durigon Ajala, "a Coxilha transcende os limites de Cruz Alta".

- E isso nos remete à importância de festejar com a comunidade local o lançamento de sua 38ª edição. Mostrar a todo o Estado a expectativa e, principalmente, o orgulho que essa terra tem em realizar um dos festivais mais antigos do Rio Grande do Sul e tão importante no cenário cultural do Sul do país - afirma.

Ponte de Jaguari será reaberta após três anos

EM PORTO ALEGRE 
O lançamento estadual ocorrerá em 14 de maio, às 18h30min, no Galpão Crioulo Leopoldo Rassier, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Porto Alegre. As atrações para o ato na Capital ainda estão sendo confirmadas pela organização da Coxilha. 

No ano passado, o lançamento do festival nativista em Porto Alegre foi considerado histórico, reunindo importantes expoentes da música nativista, como Luis Carlos Borges, Luis Marenco, João de Almeida Neto, Elton Saldanha e Daniel Torres, entre outros.

*Com informações da prefeitura de Cruz Alta

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Exploração sexual é tema de debates ao longo desta semana em Cruz Alta Anterior

Exploração sexual é tema de debates ao longo desta semana em Cruz Alta

Seminário sobre combate à violência reúne a comunidade em Cruz Alta Próximo

Seminário sobre combate à violência reúne a comunidade em Cruz Alta

cruz alta