Foto: Germano Rorato (Arquivo Diário)
Evento de lançamento da 38ª edição do festival, em 4 de maio, terá show com Renato Mirailh
A Coxilha Nativista de Cruz Alta divulgará a programação deste ano no dia 4 de maio. O lançamento da 38ª edição do maior e um dos mais antigos festivais nativistas do Estado será às 19h30min, na Casa de Cultura Justino Martins. Na ocasião, serão apresentadas, também, a 34ª Coxilha Piá e a 2ª Coxilha da Música Instrumental Nativista.
Seminário sobre combate à violência reúne a comunidade em Cruz Alta
O festival ocorrerá entre 25 e 28 de julho. A entrada será de graça nas arquibancadas do Ginásio Municipal José Westphalen Corrêa.
Durante o lançamento, organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo e pela Comissão Social, serão divulgados os shows e apresentadas as prendas da Coxilha, além da programação completa do evento. A solenidade de lançamento contará com show de Renato Mirailh. Com vasta bagagem na história dos festivais e participação na Coxilha, o músico irá se apresentar acompanhado de Maninho Pinheiro, jurado da Coxilha Piá. No dia 4, também haverá uma apresentação do músico cruz-altense e um dos maiores violonistas gaúchos da atualidade Marcelinho Carvalho.
Criada delegacia contra o roubo de gado em Santiago
Segundo a Secretaria de Cultura e Turismo de Cruz Alta, na oportunidade será possível conhecer uma das principais novidades desta edição, que é o projeto A Coxilha Vai à Escola, que leva às escolas municipais a história do festival e sua riqueza por meio de oficinas. Ao final da primeira fase do projeto, dois alunos da rede municipal de ensino serão selecionados para participar da Coxilha Piá e Piá Taludo. A premiada flautista Charlise Bandeira também abrilhantará a noite de lançamento.
De acordo com a secretária de Cultura e Turismo, Laura Durigon Ajala, "a Coxilha transcende os limites de Cruz Alta".
- E isso nos remete à importância de festejar com a comunidade local o lançamento de sua 38ª edição. Mostrar a todo o Estado a expectativa e, principalmente, o orgulho que essa terra tem em realizar um dos festivais mais antigos do Rio Grande do Sul e tão importante no cenário cultural do Sul do país - afirma.
Ponte de Jaguari será reaberta após três anos
EM PORTO ALEGRE
O lançamento estadual ocorrerá em 14 de maio, às 18h30min, no Galpão Crioulo Leopoldo Rassier, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Porto Alegre. As atrações para o ato na Capital ainda estão sendo confirmadas pela organização da Coxilha.
No ano passado, o lançamento do festival nativista em Porto Alegre foi considerado histórico, reunindo importantes expoentes da música nativista, como Luis Carlos Borges, Luis Marenco, João de Almeida Neto, Elton Saldanha e Daniel Torres, entre outros.
*Com informações da prefeitura de Cruz Alta